quinta-feira, 15 de março de 2012

MENSAGENS

Resolvi fazer uma espécie de Resumo de um livro que li e gostei muito e gostaria de compartilhar essa mensagem com você: 

PAZ INTERIOR EM TEMPOS DE CRISE
(George Foster)

“ Deixo-vos a Paz” (Jo. 14:27)
Certa vez foi realizado um concurso entre pintores e venceria aquele que melhor retratasse em tela a sensação de paz.
Apareceram diversos quadros que mostravam pinturas serenas , de cores claras, suaves… mas o vencedor retratou em seu quadro pinceladas fortes, com tonalidades escuras, onde retratava uma forte tempestade contra um penhasco, no entanto, no centro do rochedo havia uma fenda, dentro da qual estava pousado um pequeno e belo pássaro de cor brilhante… calmo, imperturbábel, totalmente protegido do temporal.
E não é exatamente desse tipo de paz que precisamos hoje?
Não podemos nos apegar em uma paz que dependesse de circustâncias, afinal em nossa volta há diariamente vendavais, temporais, desilusões…
Jesus nos protege durante as tempestades
Temporais, ameaças terroristas (11/09/2001) que fazem muitos questionarem: Onde está Deus?
Os discípulos também indagaram: “Mestre, não te importa que  pereçamos?” (Mc 4:35 e 5:01)
Mas por que será que Jesus nos leva a passar por tempestades?
1)      Para nos incentivar a clamar por Ele.
A nossa capacidade humana é limitada e às vezes só nos resta clamar! Alguns daqueles discípulos eram pescadores, mas a habilidade que possuíam,  naquela hora não quis dizer nada… Nossa auto-suficiência precisa ser removida às vezes…
2)      Para fortalecer a nossa fé
Nossa fé cresce em 4 situações:
ü      Quando a nutrimos;
ü      Quando a exercitamos;
ü      Quando é provada;
ü      Quando é recompensada
O problema é que quase não a nutrimos e exercitamos… a recompensa nem sempre a reconhecemos, então, precisamos passar por provações.
(1 Pe 1:7)
3)      Para edificar nosso caráter e nos preparar para desafios ainda maiores
Deus, por vezes, permite que que tenhamos problemas de várias fontes, ao mesmo tempo. Contudo ele sempre tem um objetivo definido para eles. (Tg 1:3,4)
Às vezes indagamos como Jeremias: (Jer.12:01) Por que o caminho dos ímpios prosperam?
E eu acrescentaria a esse comentário: De que nos adianta ganhar o mundo todo e perder a salvação?...
Se continuarmos fielmente comprometidos com os propósitos de Deus para nós, estaremos preparados para encarar qualquer problema que nos sobrevenha no futuro.

4)      para nos preparar para ajudar os outros nas suas dificuldades
Nos dias que antecederam a paixão de Jesus, Simão Pedro dava sinais de instabilidade. Fazia promessas que seria incapaz de cumprir. Jesus sabia que Pedro experimentaria derrotas mas quis animá-lo para que ele não perdesse as esperanças: (Lc 22:31, 32). Satanás  iria sacudir a vida de Pedro: Jesus iria sustentá-lo e depois Pedro iria fortalecer seus irmãos.
Veja o que o Apóstolo Paulo escreve a uma igreja que  estava experimentando muitos sofrimentos: (2co 1:3,4)

5)      PARA NOS REVELAR QUEM ELE É E QUAL A EXTENSÃO DO SEU PODER
No meio daquele temporal os discípulos viram o sobrenatural de Deus, perderam o medo e ficaram imensamente admirados. O mesmo pode acontecer conosco. Se perseverarmos na fé até recebermos a solução dos nossos problemas, poderemos ver, em meio às situações mais difíceis que passarmos, admiráveis manifestações do poder do Senhor Jesus.

O apóstolo da paz: O apóstolo Paulo mais uma vez nos  traz um riquíssimo ensinamento:
 (2 Co 4: 8,9)
Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;

 A vida de Paulo não foi nem um pouco tranquila… A paz que ele gozou não era a que se tem quando tudo está sobre controle, era paz em meio aos temporais.Escrevendo aos irmãos em Cristo ele dizia: “Graça a vós outros e paz, da parte de Deus Pai, e do Senhor Jesus Cristo”
No livro de Filipenses Paulo fala do mais elevado nível de Paz que pode existir  e ele estava encerrado numa prisão, já imaginou o local? Nada propício a estar em paz… (Fp 4: 4-9)
Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos.
Seja a vossa equidade (moderação) notória a todos os homens. Perto está o Senhor.
Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.
O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.

Cada versículo nos apresenta um desafio. Vejamos um resumo deles:
Ø      Abandone a tristeza- escolha a alegria
Quando as situações difíceis surgem, Deus nunca o abandona. Ou ele o livra delas, ou o ampara enquanto você as enfrenta.
Ø      Seja amável
Não fuja. Não brigue. Não fique tenso. Trate a todos com bondade. Tenha Jesus como exemplo.
Ø      Não se deixe perturbar
Faça o que Deus diz que é certo e confie em que ele estará sempre bem perto de você.
Ø      Oração nunca é demais. Então ore!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.